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PODER E O COMANDO DA LINHA 5000
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Pré e o Power CM e PM 5000 inauguraram, há quase um ano , uma linha de
equipamentos muito sofisticados.
Para quem espera o melhor
desempenho
de um amplificador, é provável que a solução esteja na escolha de um
sistema modular, em que pré e power
são duas unidades totalmente separadas. Essa não é uma forma
indireta de condenar o amplificador integrado, que reúne ambos os estágios
num único módulo. A razão básica da separação dos módulos decorre
da flexibilidade que tal associação permite, num padrão às vezes
impossível em uma unidade integrada.
Há menos de um ano, o mercado
brasileiro ganhou uma nova opção em matéria de amplificadores
profissionais,
com o lançamento da nova dupla (pré e power) 5000 Polyvox: o Stereo
Control Center CM 5000 (o pré) e o Stereo Amplifier PM 5000 (o
amplificador).
Vamos às suas características
principais, O PM 5000 utiliza dois amplificadores, isto é, um para
cada canal. Dessa forma, há a possibilidade de correção de níveis de
entrada, que eventualmente venham desequilibrados do pré-amplificador.
O novo amplificador produz 150 watts RMS em 8 ohms por canal ou 220 watts
RMS em 4 ohms por canal ou 320 watts IHF por canal em 4 ohms, o que
equivale a um total de 640 watts. Esses valores indicam, por tanto, que
estamos diante de um amplificador de alta potência, capaz reproduzir os
picos de alta modulação sem distorção perceptível.
Num conjunto como este, em quase
todos os elementos estão compatibilizados e integrados qualitativamente
pode-se obter um som realmente bom, podendo ter, além das aplicações do
uso residencial, até o em prego profissional. Isso quer dizer que todos
os demais módulos precisam evidentemente, adequar-se ao padrão técnico
da dupla pré e power 5000 toca-discos, cápsulas, sintonizador,
tape-decks e caixas acústicas.
PRÉ
Agora, algumas considerações a
respeito do pré, ou melhor, o Stereo
(Control Center CM 5000. Esse módulo dispõe de controle de volume
por atenuador de precisão, que Utiliza película metálica resistiva.
Não se trata, portanto, de um potenciômetro convencional.
O CM 5000* utiliza indicadores de nível
(VU meters) de dois
tipos, com escalas em dB, uma para leitura analógica (mostrador e
ponteiros) e outra por meio de duas colunas verticais de LEDs (diodos
emissores de luz) bicolores - isto é, verdes e vermelhos.
Um temporizador eletrônico evita
o desagradável tump, ruído que pode prejudicar sensivelmente os woofers de
caixas de baixa potência admissível.
Os controles de tonalidade
permitem ação mais ampla, chegando duplicação dos efeitos, tanto para
reforço como para atenuação.
Os controles de tonalidade do CM
5000, tem ação independente em cada canal**, o que aumenta a possibilidade
de ajustes. Os graves, por exemplo, são operados pelo bass com degraus de
2 em 2 dB, acentuando-se para a direita e atenuando-se para a esquerda, até
mais 10 dB ou menos 10 dB, respectivamente.
O CM 5000 pode gerar um sinal de
áudio de 1.000 Hz contínuo, particularmente útil para ajuste de
medidores de nível de gravadores, atenuadores, controles de balanço,
volume, além de permitir marcas de referencia em gravações. Trata-se do
tonetest.
O design da linha 5000 tanto do pré
quanto do power, revela um estilo tão bonito quanto funcional. E o
projeto desenvolvido pelo fabricante visou este objetivo, como ressalta
Maurício Arditi; diretor
industrial da Polyvox:
Os padrões mais ambiciosos de
alta fidelidade podem estar associados a um desenho também bonito e
atraente.
Realmente, podemos perguntar:
qualidade precisa de cara feia?
Ethevaldo Siqueira
*Correção:
O
texto original diz "O CM-5000 utiliza indicadores de nível
(VU meters) de dois
tipos, com escalas em dB, uma para leitura analógica (mostrador e
ponteiros) e outra por meio de duas colunas verticais de LEDs (diodos
emissores de luz) bicolores - isto é, verdes e vermelhos". - Na
verdade trata-se de uma característica do amplificador de
potência PM-5000 que possui VU analógico e Led's,
e não do pré-amplificador CM-5000. Este último (CM-5000)
ao contrário do que diz o texto utiliza indicadores VU
analógicos, sem Led's.
**Correção:
O texto original diz
"Os controles de tonalidade do CM
5000,
tem ação
independente em cada canal", porém seria correto
dizer
"tem ação independente em cada freqüência", pois ao contrário do que o
texto sugere, na realidade os controles de tonalidade do
CM-5000 atuam simultaneamente em ambos os
canais.
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