MUSEU VIRTUAL


Catálogo de Referência

Home

CATÁLOGO DE EQUIPAMENTOS DE AUDIO & VIDEO

MODELOS ANTIGOS & RAROS, FORA DE LINHA & DESCONTINUADOS

 

MATÉRIAS

PUBLICADAS

 

 

 

Revista Somtrês: Polyvox TD-5000


 

Matéria publicada na Revista Somtrês, em 1979.

 

O DIRECT DRIVE DA LINHA 5000 

O TD 5000 possui ajuste fino de velocidade, lift hidráulico e sistema antiskating com peso.

Durante o ano de 1978, surgiram no Brasil os mais avançados toca-discos de tração direta que a tecnologia nacional de áudio já desenvolveu. Entre eles, o primeiro a ser lançado, o TD 5000, de padrão profissional, que integra o Sis­tema 5000 da Polyvox.

Segundo a denominação do fabricante, o TD 5000 Eletronic Turntable Direct Drive é um toca-discos que incorpora as mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas até hoje no campo da re­produção de discos. O resultado é um equipamento preciso, de características profissionais. O TD 5000 permite efetivamente a retirada de todos os sons contidos nos discos. Alias, a Polyvox afirma que o TD 5000, além de concepção avançada e completa,  deverá funcionar anos a fio sem nenhum problema ou decréscimo na qualidade do som, em utilização residencial ou profissional, graças ao seu princípio de funcionamento e aos componentes utilizados, sendo única condição para essa durabilidade a correta operação do a­parelho.

O toca-discos TD 5000 utiliza um motor de corrente contínua, sem escovas, de baixa rotação, com vinte pólos e trinta segmentos, servocontrolado e, como todo direct drive, acoplado diretamente no eixo do prato giratório, que é de alumínio fundido e pesa 1700 gramas.

E um toca-discos totalmente manual. A precisão do motor é controlada a cada segmento de 1/16 de rotação. Um tipo de circuito eletrônico, especial­mente projetado, verifica a velocidade de rotação, comparando o segmento percorrido a cada rotação e corrigindo quando há a menor alteração das condições de tensão do motor. Esse mesmo circuito dispõe de dois outros controles (um para 33 1/3 rotações por minuto e outro para 45) que permitem o ajuste fino de velocidade, feito manualmente, numa faixa de variação para mais ou para menos 3% do número de rotações por minuto.

Nos bordos laterais do prato, estão as escalas de leitura visual de velocidade, iluminadas por luz estroboscópica emitida por dois diodos emissores de luz (LED). Essa leitura, como muitos sabem, é feita na faixa adequada (33 1/3 ou 45 mm e na ciclagem de 50 ou 60 Hz), quando se tem a impressão de que. os desenhos da escala estão parados. Se há um movimento aparente para  frente, a velocidade está acima do padrão. É preciso acionar o ajuste fino (ou pitch control) reduzindo o número de rotações. Se há movimento dá escala para trás, a velocidade é inferior ao padrão.

O braço do TD 5000, do tipo tubular, geometria em S, feito de alumínio especial, muito leve, balanceado estaticamente, utiliza o sistema one point cross suspension.

O comprimento do braço é de 237 mm, ou seja, suficientemente longo para reduzir o desvio tangencial (ou “erro de tracejamento”) aos limites de mais 2 e menos 1 grau. O contra­peso graduado em sua extremidade posterior permite o ajuste de pressão da agulha, entre O e 3 gramas. A leitura dessa graduação é direta, sem necessidade de nenhuma conversão, e torna a regulagem simples e segura.

Além do ajuste de contrapeso e pres­são de agulha, o braço dispõe do ajuste antiskating que reduz as possibilidades de deslizamento incontrolado do braço sobre o disco em direção ao centro, evitando danos à agulha e ao disco. Como uma miniatura de peso-padrão, esse contrapeso está suspenso por fio de náilon e roldana.

O Lift ou elevador hidráulico permite que se levante ou abaixe o braço do toca-disco com extrema suavidade, como exigem os audiófilos. Um conselho: use sempre esse lift. É muito mais preciso e de fácil manejo e evita os riscos da operação direta, segurando-se o braço com a mão, que muitas vezes pode provocar ruídos e mesmo danos à agulha

A cápsula fonocaptora escolhida pela Polyvox é uma ADC de boa qualidade, O cabeçote (ou shell) que abriga essa cápsula é removível, com fixação do tipo anel travante, que permite a substituição rápida e fácil de cápsula, principalmente pelos que gostam de utilizar cápsulas diferentes para cada gênero de música.

Os três comandos de velocidade usam também diodos emissores de luz (LEDs): um para escolha da velocidade de 33 1/3 rpm, outro para 45 e, finalmente, um para desligar o motor. A corrente é acionada pelo comando power.

Um toca-discos é, como se sabe, um aparelho de precisão. Sua função essencial é retirar dos discos as informações neles contidas e transformá-las em impulsos elétricos”, como frisa o manual de operações do TD 5000. A preocupação da empresa chegou aos detalhes na concepção e na produção desse toca-dicos: embalagem, instruções, linhas modernas e tampa protetora de acrílico fumê injetada, articulada por meio de dobradiças especiais.

 

Veja a matéria original na revista (.jpg):

Imagem 1 | Imagem 2

 

VOLTAR

 


 

Créditos Especiais:

 

Matéria publicada na Revista Somtrês (1979). 

Transcrita e enviada por Vinícius Rocha Teixeira

 


 

Copyright © 2003-2011 - Audiorama! - Todos os direitos reservados

Última atualização:

31/10/2011